Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC
Palmas – TO, 19 de Abril de 2010.
Série: 5º ano Turmas: 013 e 015.
Período: 05/2010
Disciplina: Ciências
Professor: Patrícia de Morais Cunha Viana
Coordenadora de Tecnologias: Edilene Pereira Alves de Mendonça
Competência: Ser capaz de relacionar os avanços da Astronomia ao estudo feito ao longo do tempo, por diferentes pesquisadores, bem como à evolução de tecnologia de instrumentos que permitiram maior poder de observação do céu e cálculo astronômicos.
Habilidades:
Conhecer as principais características dos planetas do Sistema Solar.
Compreender que a ciência é dinâmica e suas descobertas não são definidas e estão em constantes avanços e mudanças.
Relacionar os movimentos de rotação e translação da Terra aos fenômenos da formação dos dias e das noites e da sucessão do ano, respectivamente.
Conteúdo:
Os planetas do Sistema Solar - Veja também no YouTube
A rotação e a translação da Terra.
1ª Situação Didática
Acolhida: com uma oração e uma história de fundo moral.
Chamadinha: Freqüência escolar através da música.
Curtindo a leitura: versículo bíblico por um aluno.
Retomando a aula:
A professora fará alguns questionamentos tais como:
O que aprendemos a aula anterior sobre o sistema solar?
Como você imagina o sistema solar?
Você conhece as luas dos planetas próximas a Terra?
No auditório os alunos irão assistir aos vídeos:
Ariel
Ano novo visto do espaço.
Meteoro caindo
Sistema solar
No final de cada vídeo será realizando um momento de debate e socialização.
Correções das Atividades:
Acompanhamento individual dos relatórios.
Atividades Diferenciadas:
Os alunos irão assistir aos mesmos vídeos que os demais
Revisão do Dia:
A professora deverá fazer a colocação adequada quanto o desenvolvimento dos alunos nas realizações das atividades em sala.
2º Situação Didática
Acolhida: Oração
Curtindo a leitura: o versículo bíblico por um aluno.
Retomando a aula:
Com o questionamento sobre o que aprenderam na aula anterior?
Continuar produzindo os relatórios.
Revisão do Dia:
Serão escolhidos três alunos que serão convidados a explicar aos demais sobre o que aprenderam sobre o tema.
Recursos didáticos
Datashow, computador, livro construindo o caráter, papel, lápis de cor, canetinha, papel pardo, giz de cera, e etc.
Referência bibliográfica
PINTANGUÁ, projeto. Ciências Vol. 4. 2006. Ed. Moderna.
FAVALLI, A escola é nossa, Ciências, 5º ano Ens. Fundamental. 2º Ed. São Paulo.
Oi Edilene ficou muito legal as postagens. Continue divulgando os trabalhos que os profissionais dessa escola desenvolvem... Parabéns pela iniciativa...
ResponderExcluirOlá Edilene suas postagens ficaram ótimas.
ResponderExcluirOlá a todos os professores...
ResponderExcluirSou filha de uma professora do CAIC e sei das dificuldades dessa categoria.Recebi esse video extremamente interessante e coloquei aqui o site pra que voces vejam... http://www.youtube.com/watch?v=HdALlE_WhOU